segunda-feira, 14 de julho de 2014

Um conflito de valores e comportamentos

O trabalho no link abaixo analisa as causas que levaram à reprodução da violência contra a mulher, em Vitória - ES, tendo como base as ocorrências registradas na Delegacia Especializada de Atendimento a Mulher (DEAM) de Vitória/ES, no ano de 2003.

Assim, ao verificar os dados do ano citado foi possível perceber como motivação para muitas das agressões ocorridas, o conflito causado pela permanência, no ideário masculino, de valores e comportamentos característicos das regiões interioranas, num ambiente urbano onde tais valores e normas de conduta são muitas vezes subvertidos. 

Nas áreas rurais, a organização social tem como base a virgindade feminina, o casamento e a divisão sexual do trabalho, cabendo aos homens o provimento da família e às mulheres o cuidado com a casa e os filhos. Por outro lado, a área urbana vitoriense propicia relações sociais mais heterogêneas, a mulher tem um maior contato com o mundo público, podendo, então, romper com um casamento infeliz e não depender inteiramente do homem. 

Contudo, os homens portadores desse ideal interiorano que residiam em Vitória, muitas vezes reagiam a essas modificações praticando a violência contra a mulher. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário